O PARANORMAL EM FOTOS - O FANTASMA DE FREDDY JACKSON


O fantasma de Freddy Jackson - Paranormal e Enigmas

Cada vez mais me convenço que muitas das histórias supostamente paranormais que lemos na Web, devem obrigatoriamente ser analisadas com espírito crítico. A razão é simples. Muitas dessas histórias contêm dados errados e, são por vezes totalmente falsas. No entanto, durante o trabalho de pesquisa, é possível encontrarmos uma verdade oculta ainda mais surpreendente do que a descrita na história inicial.

Os fenómenos paranormais são, pela sua própria natureza elusiva, alvos aliciantes para os céticos mais empedernidos. Com isso em mente, é fácil perceber que a análise descuidada de uma foto alegadamente paranormal, irá apenas contribuir para dar razão a todos os que procuram diminuir a importância do estudo deste tipo de fenómenos.

Vejam por exemplo a foto no início deste artigo. Supostamente a mesma mostra o fantasma de um mecânico da Royal Air Force, chamado Freddy Jackson. Seja qual for o site no qual a foto é mencionada, a história é quase sempre a mesma:

"Esta foto misteriosa, tirada em 1919, foi publicada pela primeira vez em 1975 por Sir Victor Goddard, um veterano da Royal Air Force. A foto mostra o esquadrão do qual Goddard fazia parte, e com o qual participou na I Guerra Mundial, a bordo do navio HMS Daedalus. É possível ver um rosto extra na foto, por trás do quarto aviador a contar da esquerda, na fila do topo. Este rosto seria supostamente o de Freddy Jackson, um mecânico que morreu num acidente com a hélice de um avião dois dias antes, e cujo funeral teve lugar no dia em que a foto foi tirada. Os outros elementos do grupo reconheceram claramente o rosto do colega. Tem sido sugerido que , sem ter ainda consciência da sua própria morte, Freddy Jackson decidiu participar na fotografia de grupo".


HMS Daedalus - Paranormal e Enigmas

Navio de guerra do séc. XIX, HMS Daedalus - Fonte: Ellis, R. 1998. ''The Search for the Giant Squid''. The Lyons Press.

Depois de ler este texto, podemos legitimamente colocar muitas perguntas. Por exemplo:

Quem tirou a foto? Como sabemos que foi tirada em 1919? Quem é Sir Victor Goddard e em que livro é que ele publicou a foto em 1975? Ele fez realmente parte da Royal Air Force? Onde está o original da foto? Existiu um navio HMS Daedalus? Existiu realmente um mecânico chamado Freddy Jackson, num esquadrão da RAF em 1919? Se existiu, como podemos saber a data da sua morte? Quais foram os elementos do grupo que conseguiram reconhecer Freddy Jackson? Como podemos saber se ele morreu antes da foto ser tirada? É possível que a foto tenha sido manipulada? Foi dada oportunidade a alguma entidade imparcial para analisar a foto ou o seu negativo? Vamos tentar obter uma resposta exata para todas estas questões e clarificar de algum modo este enigma com quase um século. Acompanhem-me então na minha investigação da foto do fantasma de Freddy Jackson.

Relativamente a Sir Robert Victor Goddard, não existem dúvidas de que se trata de uma pessoa real. Para além de lhe ser dedicada uma página da Wikipedia (aqui), a informação detalhada da carreira deste Air Marshal da Royal Air Force pode ser consultada na íntegra no site Air of Authority - A History of RAF Organisation. Para além de descobrirmos que Sir Victor Goddard esteve ligado a outros eventos no âmbito do paranormal ao longo da sua vida, não existem mais dados na sua biografia que nos permitam a priori relacioná-lo com a foto de Freddy Jackson. Apenas podemos concluir que em 1919, ano em que a foto foi supostamente tirada, Sir Victor Goddard detinha a patente de Airship Officer, e fazia realmente parte da Royal Air Force.

Será que Victor Goddard publicou algum livro em 1975 no qual esta foto apareceu publicada pela primeira vez? É neste ponto que deparamos com a primeira incorrecção, repetida exaustivamente em quase todos os sites que escreveram artigos sobre a foto do fantasma de Freddy Jackson. Sir Victor Goddard publicou efetivamente um livro chamado Flight Towards Reality em 1975. O tema principal do livro é um episódio relacionado com uma suposta viagem no tempo, vivida pelo autor em 1935. Victor Goddard faz algumas referências à foto de Freddy Jackson, mas não diz em parte nenhuma ter sido ele o autor da foto ou sequer que possui o original da mesma. Além disso a foto nem sequer aparece publicada no livro...

Podem saber mais sobre as experiências paranormais vividas por Victor Goddard, adquirindo o livro Flight Towards Reality, ou o DVD do filme de 1955, Night My Number Came Up. Este último está relacionado com um sonho premonitório, no qual o próprio autor morria num acidente aéreo.



Não é assim tão difícil descobrir onde e quando esta foto foi publicada pela primeira vez. Foi no jornal inglês The Daily Mail, em 1 de Julho de 1996. O artigo tem o título "The ghost of 1919; MYSTERY OF MECHANIC KILLED THREE DAYS BEFORE THIS PICTURE WAS TAKEN, `I have thought and puzzled over it for years'." , e pode ser consultado integralmente no site HighBeam Research. Existe a possibilidade de acederem de forma gratuita aos artigos durante sete dias, bastando para isso que se inscrevam no site. 

Este artigo é importantíssimo para a nossa investigação, uma vez que a informação ali obtida, permite-nos concluir que, antes de mais, Freddy Jackson existiu realmente. A personagem central do artigo do Daily Mail é Bobbie Capel, a viúva do Air Vice Marshal Arthur Capel, que conheceu pessoalmente Freddy Jackson. Se o artigo do jornal não for suficiente para ficarem convencidos, Bobbie Capel pode também ser vista e ouvida neste vídeo do YouTube:

 
Poderá este vídeo ser a prova definitiva de que a foto do fantasma de Freddy Jackson é de origem paranormal? O artigo do Daily Mail e este vídeo, em conjunto, acabam também por esclarecer vários outros erros habitualmente mencionados em relação a esta história. 

A foto foi tirada em 1918 e não em 1919. O nome HMS (Her Majesty's Ship) Daedalus, era utilizado erradamente para designar a base aérea da RAF em Cranwell, o verdadeiro local em que a foto foi tirada. Muitos dos funcionários da base de Cranwell tinham o seu nome nas listas do navio HMS Daedalus (já desativado na altura), e daí a confusão entre os nomes. A foto foi tirada pela empresa Bassano's (não por Sir Victor Goddard), e uma cópia da mesma foi distribuída a todos os elementos do esquadrão. Segundo Bobbie Capel, o rosto de Jackson foi imediatamente reconhecido por todos (incluindo Victor Goddard), o que causou grande consternação, uma vez que tinha morrido uns dias antes, depois de tropeçar e embater numa hélice de um Sopwith Camel. Bobbie Capel diz também que o fotógrafo da Bassano's não tinha laços com ninguém do esquadrão, e que o mesmo foi até à base somente para tirar a foto, tendo saído de imediato. Para além disso, Bobbie Capel afirma que uma casa de fotografias contratada pela Royal Air Force não se atreveria a falsificar uma foto oficial. O negativo terá sido também analisado, mas quanto a este pormenor, fica-nos apenas a palavra de Bobbie Capel. Quanto a Freddy Jackson, e para os que ainda assim duvidem do testemunho de Bobbie Capel, o autor do fórum The Paranormal Gateway, alega ter conseguido confirmar nos arquivos da base da RAF em Cranwell, a prova documental da morte de Jackson, em 1918, vítima de acidente com uma hélice. Depois desta investigação, fiquei convencido de que existe uma forte possibilidade de a foto do fantasma de Freddy Jackson poder ser genuína. E você? 

"Sempre achei que nunca tinha visto um fantasma, mas não posso verdadeiramente dizer isso. Afinal de contas tenho esta foto, e a mesma contém sem dúvida a imagem do espírito de Freddy Jackson" - Bobbie Capel